ouro


SEGUNDO HISTORIADORES: Laodicéia situava-se no vale do rio Lico, próximo de Colossos, a 16 quilômetros em direção norte. Três estradas romanas passavam por essa cidade, e faziam dela um centro comercial importante. Mas a criação de ovelhas na região circunvizinha também era promissora, visto que a lã negra tinha grande procura. Essa produção gerou uma indústria florescente de roupas, tapetes, etc. e sustentava uma considerável comunidade de artífices. Os historiadores da época fizeram numerosos comentários acerca da riqueza de Laodicéia. Por exemplo, ela recusou a ajuda financeira do imperador e usou seus próprios recursos, para a sua reconstrução depois do desastroso terremoto do ana60 d.C.
A igreja em Laodicéia provavelmente foi fundada através da pregação de Epafras, aquém Paulo menciona em Colossenses (1.7) como mensageiro do Evangelho do Senhor Jesus Cristo naquela região (Cl 4.12).

Esboço:
Igreja rica; porém pobre Ap. 3-14a22.
Virtude: nenhuma
Pecados: tibieza, arrogância, inconsciência de suas necessidades, pobreza e cegueira espiritual.

Condição para receber perdão: "Aconce-lho que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, a fim de que vejas." Ap3. 18.
A exortação é extensa, mas deixa bem clara a esperança do Senhor Jesus de que eles venham ainda a se arrepender. O conselho é um desafio, que estabelece três dons espirituais desejáveis, mas que faltam à igreja de Laodicéia:

• OURO refinado no fogo simboliza a verdadeira riqueza cristã, que é a persistência refinada pelo sofrimento por Cristo.

• NUDEZ é a repreensão, e aqui apresenta-se em contraste com as vestes brancas dadas aos cristãos fiéis e por eles usadas (Ap3. 5). A fim de mostrar a condição espiritual dos laodicenses, Cristã desafia essas pessoas a comprarem essas roupas alvas para cobrir a nudez deles. Is. 30-18 registra: " Por isso, o Senhor esperará para ter misericórdia de vós; e, por isso será exaltado par se compadecer de vós. Pois o Senhor é um Deus de justiça. Bem-aventurados os que nele esperam"

• Colírio: fala de visão clara limpa, lembra-se que Jesus certa ocasião disse que: A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz.
Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas.


Portanto assim como nos dias da igreja que estava em Laodicéia, hoje quando olhamos para atual situação da igreja vemos uma situação idêntica, cristãos que já perderam a identidade e não valorizam, mas a o sacrifício vicário de Cristo, estão cegos espiritualmente e aceitam o mundo dentro da igreja como se fosse algo tão comum.

Mas Deus tem me despertado, sei que não só a mim para apregoarmos que Jesus não mudou e nem mudara lembre-se que depois da repreensão vem à promessa para os que atentam para o Senhor.

Promessas:

“Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim com eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Ap 3.21

Lembre-se a promessa é só para os que vencerem.

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Ap 3.22



Inspiração “Espírito Santo”

Escrito por Pb. Pedro do Carmo.