Entenda a graça ...

"Graça é amor que ultrapassa todos os limites de amor". Graça não é algo que se deve ao pecador, mas é algo que ele recebe; não é algo que ele pode reivindicar.

Cada crente deve ser agradecido a Deus. A salvação é pela graça, tanto no planejar quanto no executar. Deus que fez o plano, também o executa. E tudo é pela graça, o favor imerecido de Deus. Deus é o arquiteto e também o construtor da casa feita de pedras vivas.

A graça se contrasta com as obras na salvação dos pecadores. "Pois pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9. A salvação é pela graça do Criador em lugar das obras da criatura. A salvação pela graça exclui a possibilidade de obras, sejam elas grandes ou pequenas, morais ou cerimoniais. A salvação pela graça não dá ocasião para o homem se gloriar. Toda gloria é dada a Deus.

No entanto, que ninguém pense que a Graça é anulação das obras. A diferença é que agora eu não faço para ser; e sim o oposto: porque sou, é que faço. E mais: não é um “faço” que tem a ver com moralismo ou comportamentalismo exteriores. Não! Trata-se de um “faço” que realiza apenas porque é, e não porque tenta se tornar. Justamente por essa razão todos as boas obras da fé são filhas do amor; pois é somente mediante o amor a Deus e ao próximo que qualquer coisa que eu faça “me aproveitará”.

Concluimos que para harmonizar o pensamento bíblico da salvação pela graça com a importância da obediência, devemos observar que as obras não salvam, mas devem ser uma conseqüência de nossa conversão.

"Como as montanhas elevam-se sobre os vales, assim a graça excede aos nossos mais altos pensamentos".


Adaptado de varios autores